Web Oficial de Catit

Neste artigo

Comunicação entre o gatinho e a mãe gata

Desde muito cedo, os gatos são expostos ao som familiar do miar. A mãe gata mia para os seus gatinhos para que a sigam, para os avisar de algo ou para os chamar. Por outro lado, os gatinhos miam para a mãe para lhe dizer onde estão ou que têm fome. Este comportamento pára ao fim de algum tempo, simplesmente porque a mãe gata deixa de reagir a ele. Afinal de contas, os gatinhos têm de aprender a defender-se sozinhos.

Para expressar as suas emoções ao seu humano

Sabia que os gatos adultos praticamente só miam para os humanos e não para os outros gatos? Com o tempo, os gatos aprenderam que miar é uma forma eficaz de chamar a atenção do seu dono. As vocalizações são sobretudo utilizadas para exprimir uma emoção simples, como o tédio ou a fome.

Se o seu gato mia com frequência e tem a certeza de que não há nada de errado, tente brincar com ele mais vezes ou tente quebrar o hábito ignorando-o de vez em quando. No entanto, nem todos os miados são apenas uma chamada de atenção. Alguns gatos podem estar a tentar dizer-lhe que estão stressados ou com medo de alguma coisa.

Devido a uma causa médica

Quando o seu gato está desconfortável, pode miar para lhe dizer que algo está errado. Nos gatos mais velhos, o miar excessivo pode até ser um sinal de demência incipiente, uma vez que estes gatos podem sentir-se desorientados com regularidade. Se tiver um pressentimento negativo sobre a saúde do seu gato, ou se não conseguir perceber porque é que ele não pára de miar, talvez seja melhor consultar um veterinário.

Informar as outras gatas que está com o cio

Quando estão no cio, as hormonas fazem com que as gatas gritem para atrair a atenção dos gatos machos que estão por perto. Neste caso, apenas a esterilização ou a contraceção felina podem ser uma solução para parar de miar, uma vez que chamar os gatos machos é um comportamento instintivo que não pode ser desaprendido.

Esta é uma das poucas ocasiões em que os gatos adultos miam para outros gatos. Noutras situações, os gatos comunicam entre si principalmente através da linguagem corporal, das expressões faciais, do cheiro e das carícias.

Dica profissional: ensinamos-lhe a “falar com o gato”

Quer saber o que significam os diferentes miados do seu gato? Leia o nosso artigo dedicado para o descobrir! Veja também a nossa publicação no blogue sobre a linguagem corporal dos gatos, para que nunca tenha de se perguntar o que é que o seu gato está a tentar dizer-lhe.