Web Oficial de Catit

Neste artigo

Os gatos cor de laranja são uma raça distinta?

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, os gatos ruivos não são uma raça à parte. Os felinos cor de laranja podem ser encontrados em muitas raças de gatos diferentes e são ligeiramente mais comuns em algumas. Uma vez que a personalidade de um gato não é determinada pela cor da sua pelagem, não existe um “comportamento de gato laranja”. Então, o que é que torna estes gatinhos ruivos tão únicos?

O que torna os gatos cor de laranja tão especiais?

Todos os gatos cor de laranja são gatos malhados.

Os gatos Tabby são os tigres do mundo felino. São portadores de um gene chamado “agouti” que lhes confere as suas marcas especiais, na sua maioria às riscas. Como a cor laranja está sempre ligada ao gene agouti, nunca encontrará um gato com uma pelagem laranja sólida: todos os gatos laranja são tabby.

Embora alguns gatos possam parecer ter uma pelagem laranja sólida, na realidade a sua pelagem é tigrada. Isto significa que tem faixas claras e escuras alternadas em cada pelagem, o que cria um padrão muito especial.

Os gatos cor de laranja partilham o ADN com os ruivos

O pigmento responsável pela cor excecional da pelagem dos gatos cor de laranja chama-se feomelanina. E adivinhe: é exatamente o mesmo pigmento que dá aos ruivos a sua cor de pelo atraente! Pode ter mais em comum com o seu gato do que pensa – que fixe! E ainda fica melhor…

Ginger people

Os gatos de pelo vermelho têm frequentemente sardas.

Tal como nos humanos, os gatos ruivos são mais propensos a desenvolver sardas, embora o seu aspeto seja um pouco diferente. Os gatinhos ruivos podem desenvolver pontos negros, também chamados pontos de lentigo ou lentigines, no nariz, gengivas, língua ou pálpebra. Estas sardas são inofensivas e aparecem simplesmente devido a uma maior concentração de melanina na área afetada.

A maioria dos gatos ruivos são machos.

Sabia que cerca de 80% dos gatos ruivos são gatos tom? Isto tem a ver com o facto de a cor da pelagem de um gato ser determinada pelo cromossoma X, e as fêmeas têm 2 cromossomas X (XX), enquanto os machos têm apenas um (XY). Se quiser conhecer os detalhes, consulte o nosso artigo muito interessante sobre a razão pela qual os gatos ruivos são maioritariamente machos.

Portanto, embora as gatas laranja sejam bastante incomuns, elas não são nem de longe tão raras quanto os gatos calicos machos, que representam menos de 0,1% da população total de calicos. Não deixe de ler o nosso artigo sobre gatos calicos para saber mais.

As nossas páginas de Ajudas e Concelhos estão disponíveis nos idiomas listados abaixo. Por favor escolha a sua preferência: