Neste artigo
Lixa com espiga
Já deve ter reparado que a língua do seu gato está coberta por centenas de pequenos espinhos. Estas são chamadas “papilas filiformes” e são feitas de queratina – o mesmo material que compõe o seu cabelo e as suas unhas. Os pequenos espigões ficam apontados para trás, em direção à garganta do seu gato, e são a razão pela qual o seu gato, ao lamber os seus dedos, se sente como se estivesse a ser esfregado com uma lixa molhada.
Ferramenta de escovagem incorporada
Os gatos passam cerca de 30 a 50 por cento do seu tempo de vigília a arranjar-se. Fazem-no para manter o pelo limpo, mas também para esconder o seu odor dos predadores. As papilas da língua do seu gato funcionam como um pente multifuncional incorporado. Removem a sujidade, retiram os pêlos soltos e orientam-nos para o estômago do seu gato, eliminam os parasitas e espalham os óleos naturais ao longo do pelo do seu gato.
Retirar a carne dos ossos
Para além de ser um excelente pente de limpeza, a língua de um gato também funciona como um triturador de carne. Os gatos são predadores, por isso, na natureza, vivem de pequenos animais como ratos e pássaros. As papilas da língua do seu gato ajudam o seu amigo felino a retirar até os mais pequenos pedaços de carne da carcaça da sua presa, permitindo-lhe desfrutar ao máximo de cada pedaço da sua refeição.